Em março de 2023, o Dr Márcio Ramalho atendeu uma paciente, 86 anos, com quadro de dor lombar por mais de 06 meses, em associação a dor irradiada tipo ciática na perna direita e fraqueza em ambas as pernas ao caminhar por mais de 300 metros, que aliviava após sentar.
Foi encaminhada por outro profissional após ter sido submetida a tratamento conservador através de reabilitação fisioterápica e suporte medicamentoso, sem obter alívio do seu quadro doloroso.
Aos exames complementares de imagem por meio da Ressonância Magnética, Tomografia e Raio X da coluna lombar, foi feito o diagnóstico de estreitamento do canal lombar associado a importante escoliose.






A paciente foi submetida a descompressão do canal lombar por meio da vídeo endoscopia de coluna, feita através de uma incisão cirúrgica menor do que 01 centímetro. Obteve alta hospitalar com menos de 12 horas e apresentou importante melhora do seu quadro de lumbago em associação a ciática, assim como uma melhora importante da escoliose degenerativa, visto ao compararmos os raio X antes e depois do procedimento cirúrgico.


Após onze meses pós-operação, a paciente não apresenta mais episódios de lumbago com irradiação tipo ciática, voltando para suas atividades cotidianas normais.
Veja depoimento da paciente: